Presidente Lula sancionou nesta sexta (4) o projeto ficha limpa sem nenhuma alteração, ou seja, tal qual o senado enviou, mas as dúvidas ainda persistem se será válido para as eleições 2010 ou não, cabendo ao judiciário definir. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que apresentou o projeto ao Congresso com mais de 1,6 milhão de assinaturas, entende ser possível aplicar já.
A versão inicial, do movimento, desejava a proibição de políticos condenados já em primeira instância. Ainda na Câmara, optou-se por proibir apenas os condenados por colegiados, o que acontece geralmente na segunda instância ou nos casos de quem tem foro privilegiado.
O que temos de bom nesta história é que as mudanças importantes certamente passarão pela mobilização popular, muito embora o congresso tenha alterado o texto original feito pelo movimento de combate a corrupção eleitoral, podemos perceber que não ousaram deixar de por em votação de maneira rápida e dar condições de que já nas eleições de outubro muitos dos que se apresentam como candidatos ponham suas barbas de molho. isso claro se o judiciário também ser agil e definir que os que estão impedidos pela lei não possam concorrer.
Assim tenho certeza de que a sociedade passará a ter maior responsabilidade nas tão desejadas mudanças que todos nós almejamos no nosso país, estamos por certo inaugurando uma nova era, onde os picaretas de plantão não terão mais vez na política.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário